O Que é um Aquário Limpo?
Tiago Dumont explica os conceitos básicos de um aquário limpo, desmistificando a ideia de que isso significa limpeza constante. Isso não é natural e pode estressar os peixes. Em vez disso, pense em um aquário limpo como um aquário saudável. O que realmente torna um aquário mais saudável? descobri muitas maneiras de melhorar a saúde dos nossos aquários. Junte-se nesta jornada para trazer a natureza para dentro dos nossos aquários.
A Parte Fácil
A primeira coisa que você precisa fazer é se livrar da ideia de que seu aquário deve ser impecavelmente limpo. Não estamos falando de água cristalina — a água em todos os meus aquários é cristalina. O foco aqui é a sujeira no fundo do aquário. Se ela estiver se espalhando toda vez que um peixe nada perto do fundo, isso não é bom. Mas se você tiver terra sob a areia ou cascalho, isso é um bom sinal de que seu aquário provavelmente está saudável.
Se você usar apenas cascalho, essa sujeira vai acabar na coluna d’água e fazer uma bagunça. Então, se você tem uma ou duas polegadas de cascalho e sente a necessidade de limpá-lo o tempo todo, aqui vai uma dica valiosa: adicione um pouco de areia. Certifique-se de que a areia esteja bem enxaguada para evitar que seu aquário fique nublado. Coloque cerca de uma libra de areia por galão de água. Isso criará uma camada de aproximadamente duas polegadas de profundidade. Se houver cascalho, ele vai se sedimentar, criando uma camada total de aproximadamente duas polegadas e meia.
O Trato com as Plantas
A próxima etapa óbvia é adicionar plantas ao aquário. Se você tem peixes que comem plantas, encontre uma espécie que eles não comam. Nem todos os peixes comem todas as plantas, com exceção dos dólares prateados. Se você está procurando plantas maravilhosa.
A Parte Mais Difícil
Agora vem a etapa mais importante e, para muitos aquaristas, a mais desafiadora: trazer algo de fora para dentro do seu aquário. Pode parecer estranho, mas você precisa de microrganismos que vivam na superfície e logo abaixo da areia, bem como nas plantas, rochas e madeira. Esses organismos são essenciais. Eles ajudam a quebrar a amônia e resíduos, mantendo a água limpa e cristalina.
Você pode ter receio de introduzir patógenos, mas a verdade é que a diversidade de microrganismos naturais ajudará a controlar os “caras maus” já presentes no seu aquário. O ecossistema externo já descobriu como fazer isso há milhões de anos. Você precisa superar a ideia vendida pela indústria de que precisa gastar dinheiro para manter seu aquário limpo. O que você realmente precisa fazer é deixá-lo em paz. Não superalimente, não superlote, cultive plantas, coloque areia, e adicione um pouco de sujeira de fora para obter os organismos certos.
Criando Aquários Sem Esforço
Criar um aquário saudável é mais fácil do que parece. Em 1960, Merrill Cohen, da Aquarium Products, trouxe para os EUA técnicas de Lee Chin Eng, de Cingapura, que mantinha aquários marinhos vivos sem filtração ou iluminação artificial. Essa abordagem foi revolucionária.
Depois, veio Takashi Amano, que popularizou a ideia de usar substratos naturais em aquários de água doce. Seguindo esses princípios, os aquaristas podem criar ambientes vibrantes e autossustentáveis que requerem manutenção mínima.
A Evolução dos Aquários Naturais
Ao adicionar areia sobre a sujeira, encontramos uma maneira de criar aquários que duram anos. Eles são fortes e vibrantes, como o que está atrás de mim, que tem mais de 20 anos. Você pode fazer isso também. Crie um aquário tão estável quanto uma rocha, tão saudável quanto um cavalo, com peixes se reproduzindo e plantas prosperando, com esforço mínimo. Deixe a natureza fazer o que faz de melhor: se manter por si mesma. Este é o conceito de um aquário natural. Junte-se a nós na celebração do mundo natural.